Após um desentendimento entre integrantes do Sport Club do Pará, momentos antes de uma regata, alguns membros resolveram se desligar do clube. Os dissidentes, que até aquele momento eram sete, Victor Engelhard, Raul Engelhard, Eugênio Soares, Narciso Borges, José Henrique Danin, Vasco Abreu e Eduardo Cruz, então resolveram fundar outra agremiação e junto com outros desportistas fundaram o Grupo do Remo em 05 de fevereiro de 1905, que até aquele momento só contava com esportes náuticos.
O nome foi sugerido por Raul Engelhard, que havia estudado na Europa, e lembrou de Rowing Club, da Inglaterra, e convenceu os companheiros a denominarem a nova agremiação de Grupo do Remo.
Em 1908, o Grupo do Remo passou por uma enorme crise e não conseguiu renovar o aluguel da sua sede, então foi decretada a extinção da agremiação após a assembleia geral em fevereiro daquele ano. Alguns integrantes não concordaram com a decisão e tomaram para si as embarcações e as esconderam no terminal de Miramar, de propriedade de Francisco Xavier Pinto.
No dia 15 de agosto 1911, os azulinos voltaram a Miramar e transportaram todo o material de volta a antiga sede. Esse ato ficou conhecido como o dia da reorganização do Grupo do Remo, que posteriormente mudaria seu nome para Clube do Remo.